quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Violação de privacidade

Privacidade significa o que não é público, todo o ser humano tem direito à privacidade.
Privacidade é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si. Relaciona-se com a capacidade de existir na sociedade de forma anónima (inclusive pelo disfarce de um pseudónimo ou por um identidade falsa).
Túlio Vianna, professor de Direito da UFMG, divide o direito à privacidade em 3 outros direitos que, em conjunto, caracterizam a privacidade:
  1. Direito de não ser monitorado, entendido como direito de não ser visto, ouvido, etc.
  2. Direito de não ser registrado, entendido como direito de não ter imagens gravadas, conversas gravadas, etc.
  3. Direito de não ser reconhecido, entendido como direito de não ter imagens e conversas anteriormente gravadas publicadas na Internet em outros meios de comunicação.
Para Túlio Vianna:
"O direito à privacidade, concebido como uma tríade de direitos - direito de não ser monitorado, direito de não ser registrado e direito de não ser reconhecido (direito de não ter registos pessoais publicados) - transcende, pois, nas sociedades informacionais, os limites de mero direito de interesse privado para se tornar um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito" (VIANNA, Túlio. Transparência pública, opacidade privada. p.116)
De acordo com Eric Hughes, "privacidade é o poder de revelar-se seletivamente ao mundo." [1] De modo semelhante, Rainer Kuhlen diz que a "privacidade não significa apenas o direito de ser deixado em paz, mas também o direito de determinar quais atributos de si serão usados por outros" ().

Fonte : Wikipédia

Lamento mas este blog ficará uns tempos inactivo ou será mudado para novo endereço(ainda não decidi) e não por minha vontade mas sou forçada a fazê-lo...
Obrigada a todos.

1 comentário:

  1. Pena que existam pessoas que não saibam respeitar a privacidade dos outros. Se mudares de cantinho não te esqueças de avisar ok?
    Beijinhos

    ResponderEliminar